FAQs

Questões Gerais

Os nossos modelos consomem energia elétrica: utiliza como forma de propulsão um motor elétrico instalado na roda traseira com um controlador de alta eficiência, alimentado por uma ou duas baterias.

O custo de carregamento das nossas motos varia entre €0,38 e €0,60 por cada 100 quilómetros. O utilizador deverá ter em conta a tarifa mediante o horário em que efetua o carregamento.

Face a motas de combustão as nossas motas elétricas têm custos de manutenção baixos. Não tendo peças amovíveis os componentes com mais desgaste são: as pastilhas de travão, óleo dos travões e pneus. Relativamente a um plano de manutenção, aconselhamos que após os primeiros 500kms seja feita uma inspeção ao veículo na nossa loja; as restantes revisões devem ser realizadas a cada 5000 km.

A autonomia média varia mediante diversos fatores como o perfil de utilização, estilo de condução e as características do percurso. Cada bateria dos nossos modelos permite percorrer até 60 km e com duas baterias conseguir-se-á percorrer uma autonomia máxima de 120KM.  No caso do modelo Super Soco TC a autonomia vai até aos 80Km ou 160Km, respetivamente com uma ou duas baterias completamente carregadas.

O tempo de carregamento varia mediante a carga restante da bateria e a fonte de energia utilizada para efetuar o carregamento. Na tomada elétrica doméstica 220 Voltes o tempo de carregamento completo demora entre 5 a 7 horas nos nosso modelos. Poderás efetuar carregamentos rápidos ou efetuar carregamentos completos (entre 90% a 95% da capacidade máxima) e evitar descarregas completas para não comprometer a longevidade das baterias.

Caso não utilizes os nossos modelos durante um longo período de tempo, deverás efetuar previamente um carregamento de 80% ~ 90% e guardar as baterias num local seco e protegido da luz solar direta para manter as baterias em perfeitas condições. Deverás efetuar carregamentos completos ocasionalmente para estabilizar as células.

As baterias LG e Panasonic presentes nos nossos modelos têm uma duração de 600 ciclos, aproximadamente 36.000km a 60.000km de vida útil. As baterias foram desenvolvidas para manter uma capacidade de 80% da capacidade inicial após 3 anos de utilização. Realizar as práticas recomendadas de carregamento e armazenamento assegurará a qualidade e a vida útil das baterias.

Para circular na via pública os modelos watt são homologados (para duas pessoas), sendo necessário legalizar e efetuar o registo de matrícula.

O utilizador deverá utilizar capacete, possuir carta de condução de ciclomotores (50cc) e seguro de responsabilidade civil.

Caso optes por modelos mais potentes equivalente a 125 cc deverás ser portador de carta de condução de ligeiros.

Poderás circular com os nossos modelos em tempo de chuva mas não deverás percorrer locais onde o nível de água é superior ao centro da roda traseira para não causar danos no veículo.

As nossas motas elétricas têm o prazo de dois anos de garantia, para particulares, e um ano de garantia para empresas, sempre com assistência técnica garantida pela Watt. A cobertura da garantia em relação à bateria é de 2 anos ou 15.000 km, o que ocorrer primeiro.

Consulta o manual de instruções/garantia para saberes todos os detalhes.

14 anos de idade

Licença especial – Categoria Ciclomotor 50cc 45Km/h

·       Se tiveres 14 anos, podes obter uma licença especial de condução para conduzir um ciclomotor de 50 cc, com o limite máximo de velocidade de 45km/h.

·       A licença especial obriga a 15 horas de formação, 7 horas teóricas, seguidas de 8 horas práticas.

·       Não poderás transportar passageiros nem conduzir em auto-estradas. Sabe mais neste link.

16 anos de idade

Categoria Ciclomotor – 50cc 45Km/h

·       Se tiveres 16 anos, podes habilitar-te à Carta AM e conduzir um ciclomotor de 50cc, limitado a uma velocidade máxima de 45km/h.

·       Terás formação teórica, seguida de exame. Depois de concluído com sucesso o exame teórico, poderás iniciar a formação prática, a que se seguirá o respectivo exame.

·       Não poderás transportar passageiros nem conduzir em auto-estradas.

·       Se fores titular de uma carta de condução de automóvel, também podes conduzir um ciclomotor que cumpra os requisitos mencionados sem necessidade da Carta AM.

Categoria A1 – 125cc  11kw & 0,1 kw/kg

·       Se tiveres 16 anos, podes também habilitar-te à Carta A1 e conduzir uma moto ou scooter de 125cc, limitada a 11kw de potência e a uma relação peso/potência de 0,1 kw/kg.

·       Terás formação teórica, seguida de exame. Depois de concluído com sucesso o exame teórico, poderás iniciar a formação prática, a que se seguirá o respectivo exame.

·       Irás então receber a tua carta A1 e poderás conduzir um veículo de 125 cc sem quaisquer restrições relativas à via em que circulas, podendo transportar um passageiro.

·       Podem ser referidas como vantagens adicionais:

·       possibilidade de autopropositura a exame prático para a Carta A2 – caso sejas titular da carta A1 há pelo menos 2 anos, dispensando a componente teórica.

·       dispensa do exame teórico para a carta B (automóveis).

18 anos de idade

Categoria A2 – 35kw  & 0,2 kw/kg

·       Aos 18 anos, podes habilitar-te à Carta A2 para conduzir uma moto sem limite de cilindrada, mas com limite de potência de 35kw e a uma relação peso/potência de 0,2 kw/kg.

·       Terás formação teórica, seguida de exame. Depois de concluído com sucesso o exame teórico, poderás iniciar a formação prática, a que se seguirá o respectivo exame.

20 anos de idade

Categoria A – Motos sem limites de cilindrada e potência

·       Os titulares da Carta A2 desde os 18 anos, podem aos 20 anos (2 anos após possuírem a Carta A2), auto-propôr-se para efetuar o exame prático para a Carta A, ficando isentos da componente teórica.

24 anos de idade

Categoria A – Motos sem limites de cilindrada e potência

·       Aos 24 anos de idade, poderás tirar a Carta A, submetendo-te a exame teórico e prático, depois das respectivas formações.

·       Caso sejas titular da carta A1 pode auto-propôr-te para efetuar o exame prático para a Carta A, ficando isento da componente teórica.

·       Caso sejas titular de carta B, o exame teórico tem apenas 10 questões.

·       Depois de passares o exame prático, serás titular da carta de condução A e poderás conduzir uma moto sem limites de cilindrada e potência.

25 anos de idade

Categoria A1 – 125cc  11kw & 0,1 kw/kg

·       Se possuires carta B, podes automaticamente conduzir qualquer moto ou scooter de 125cc limitada a 11kw de potência e à relação peso/potência de 0,1 kw/kg.

Se possuires carta B, podes automaticamente conduzir qualquer moto ou scooter elétrica equivalente a 50 cc ou 125cc.

Formação para condução de motociclos 125cc – Sabe mais aqui.