O Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD), plenamente aplicável desde 25 de maio de 2018, regula o tratamento de dados pessoais de pessoas singulares e a livre circulação desses dados.

Esta informação é do seu interesse. Queremos informá-lo com transparência sobre o modo como a Watt-Electric Moving recolhe e trata os dados pessoais, como gere toda a informação, o que são cookies, quais as suas finalidades e como efetuar a sua gestão.

Convidamo-lo a ler atentamente este breve resumo.

O que é a política de privacidade e proteção de dados pessoais?

É a Política que estabelece os termos em que a Watt- Electric Moving trata os dados pessoais dos seus Clientes e os direitos que estes podem exercer, de acordo com o disposto no Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho – Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) – e restante legislação nacional aplicável em matéria de privacidade e proteção de dados.

O que são dados pessoais e o tratamento de dados pessoais?

Um dado pessoal é qualquer tipo de informação relativa a uma pessoa singular. Por exemplo, o nome, um número de identificação, dados de localização, contactos, até elementos da sua identidade física, económica ou social.

O tratamento de dados pessoais é qualquer operação efetuada, por meios automatizados e não automatizados, sobre estes dados – recolha, registo, alteração, consulta, utilização, transmissão e destruição, entre outras.

Como é que a Watt recolhe os seus dados?

A Watt recolhe dados pessoais no âmbito da relação comercial estabelecida com o Cliente, por exemplo, mediante a venda/faturação de uma mota ou de um pedido de Test ride, efetuado no nosso formulário para o efeito.

Na recolha e tratamento dos dados, a Watt cumpre as obrigações legais aplicáveis e observa os princípios e regras de tratamento, solicitando o consentimento do Cliente, quando tal é necessário para tratar dados.

Quais são os tipos de dados pessoais que tratamos e qual a finalidade do respetivo tratamento?

Para podermos prestar-lhe os nossos serviços ou enviar-lhe as nossas comunicações, necessitamos de tratar os seus dados pessoais. Para facilidade de compreensão do fundamento e das condições do tratamento dos seus dados pessoais, optámos por enunciar a informação necessária na tabela que se segue:

Finalidades Categorias de dados pessoais Fundamento Legal Prazo de Retenção
Marketing direto, envio de informação sobre produtos e serviços das marcas comercializadas pela WATT e envio de newsletters e comunicações através de e-mail e mensagens curtas (SMS) Nome, e-mail, contato telefónico Consentimento 10 anos ou até à retirada do consentimento

Na eventualidade de virmos a necessitar de quaisquer dados pessoais adicionais para estas ou quaisquer outras finalidades, teremos sempre o cuidado de lho comunicar, solicitando o seu consentimento, quando aplicável, e prestando-lhe novamente toda a informação necessária para que possa compreender o motivo e as condições do tratamento.

Os seus dados pessoais estão seguros?

A Watt adota várias medidas de segurança de carácter técnico e organizativo, de forma a proteger os dados pessoais dos seus Clientes contra a perda, difusão, alteração, tratamento ou acesso indevidos ou não autorizados.

A conservação dos dados pode ser efetuada pelo período em que subsistirem obrigações legais ou decorrentes da relação comercial com os Clientes.

A WATT pode ceder os dados dos seus Clientes a terceiros?

A Watt pode recorrer a terceiros – subcontratantes – para a prestação de determinados serviços, o que poderá implicar o acesso, por esses terceiros, a dados pessoais dos Clientes. A Caixa assegura que estas entidades subcontratadas satisfazem os requisitos legais aplicáveis e oferecem as garantias adequadas em matéria de proteção de dados. A Caixa dá aos subcontratantes instruções sobre o tratamento de dados pessoais.

Quais os direitos dos titulares de dados pessoais?

a)Direito de acesso – prestação de informação sobre os dados pessoais que a Watt detém a respeito do titular dos dados e sobre o respetivo tratamento;

b)Direito de retificação – correção, atualização ou inclusão de informação (que possa estar em falta) relativa ao titular dos dados;

c)Direito ao apagamento dos dados(“direito a ser esquecido”) – apagamento dos dados;

d)Direito à limitação do tratamento– suspensão/cessação (temporária) do tratamento de dados, observados os requisitos legais aplicáveis;

e)Direito à portabilidade– disponibilização dos dados pessoais facultados pelo Cliente, em formato estruturado de uso corrente e de leitura automática, de modo a que possam ser transmitidos a outro responsável pelo tratamento;

f)Direito de oposição – revogação de consentimento para tratamento(s) de dados efetuado(s) com base nesse fundamento.

g)Direito de Reclamação – apresentar reclamações junto da autoridade de controlo: caso pretenda apresentar alguma reclamação relativamente a matérias relacionadas com o tratamento dos seus dados pessoais poderá fazê-lo junto da Comissão Nacional de Proteção de Dados, autoridade de controlo competente em Portugal. Para mais informações, aceda a cnpd.pt.

Como pode o Cliente exercer os seus direitos e aceder a informação sobre gestão de dados pessoais?

Na Watt, os Clientes podem exercer qualquer destes direitos mediante contacto com info@wattmoving.pt ou Carta dirigida para a morada da Watt (Rua das Musas, 11A, 1990-169 Lisboa).

Pode ainda apresentar reclamação à Comissão Nacional de Proteção de Dados, autoridade pública que fiscaliza a aplicação da legislação sobre proteção de dados pessoais em Portugal.

O que é uma violação de dados?

Uma violação de dados é uma quebra de segurança que provoca, de modo acidental ou ilícito, a destruição, a perda, a alteração, a divulgação ou o acesso, não autorizados, a dados pessoais tratados pela Watt.

A partilha de dados ou a forma como os dados são partilhados é algo que merece toda a nossa atenção e empenho na sua proteção e segurança.

A Watt assegura que a partilha de dados pessoais, quando necessária, obedece aos princípios e regras de tratamento de dados pessoais consagrados no RGPD, garantindo a proteção dos dados pessoais dos seus Clientes.

 

Política de Cookies

O que são “Cookies”?

Os cookies são pequenos ficheiros de texto que um site, quando visitado, coloca no computador do utilizador ou no seu dispositivo móvel, através do navegador de internet (browser). A colocação de cookies ajudará o site a reconhecer o seu dispositivo numa próxima visita. Usamos o termo cookies nesta política para referir todos os ficheiros que recolhem informações desta forma. Os cookies utilizados não recolhem informação que identifica o utilizador, no entanto, se já for nosso cliente poderemos monitorizar as suas visitas ao site desde que, pelo menos, por uma vez, tenha iniciado a sua navegação a partir de alguma comunicação enviada por nós, por exemplo, SMS e email. Os cookies recolhem também informações genéricas, designadamente a forma como os utilizadores chegam e utilizam os sites ou a zona do país/países através do qual acedem ao site, etc. Os cookies retêm apenas informação relacionada com as suas preferências. A qualquer momento o utilizador pode, através do seu navegador de internet (browser) decidir ser notificado sobre a recepção de cookies, bem como bloquear a respetiva entrada no seu sistema. A recusa de uso de cookies no site, pode resultar na impossibilidade de ter acesso a algumas das suas áreas ou de receber informação personalizada.

Para que servem os “Cookies”?

Os cookies são usados para ajudar a determinar a utilidade, interesse e o número de utilizações dos sites, permitindo uma navegação mais rápida e eficiente e eliminando a necessidade de introduzir repetidamente as mesmas informações.

 

 

Lisboa, fevereiro de 2020.