As melhores dicas para manter a sua mota elétrica durante o inverno (se não usar regularmente)
1- Desconecte as baterias
Qualquer bateria conectada, seja de uma mota elétrica, de um carro ou de um telemóvel, consome por pouco que seja. Isso não é um problema se a mota for usada regularmente. Mas, no inverno, devido às baixas temperaturas, o uso dos veículos de duas rodas pode ser mais reduzido, o que significa que podem passar-se dias ou até semanas sem usarmos a nossa mota elétrica. Portanto, esse pequeno consumo das próprias baterias, quando conectadas, no veículo, pode fazer com que as baterias acabem por descarregar. É importante destacar que algumas baterias possuem um sistema de segurança que, ao atingir um nível mínimo de carga, será bloqueado para que não continuem a descarregar completamente. Mas se isto acontecer, poderá ser necessário dirigir-se ao serviço técnico oficial para recuperar a bateria, e acarretará custos. Nos casos em que as baterias descarregam completamente, e permanecem assim, durante muito tempo, os danos podem ser irreversíveis.
2- Carregue antes de desligar
Antes de desligar as baterias conforme indicado no ponto anterior, devemos garantir que elas têm carga suficiente para durar um mês carregadas. Portanto, devemos garantir que o nível de carga está sempre entre 60% e 80%.
3- Verifique o nível de carga uma vez por mês
Todos os meses, deve verificar o nível de carga das baterias e garantir que esteja entre 60% e 80%. No caso de estarem com um nível de carga inferior a 60%, devem ser recarregados.
4- Guarde as baterias em local seguro
É muito importante guardar as baterias em locais onde não fiquem expostas à luz solar direta ou a qualquer tipo de humidade, como no interior da mota. Também deve garantir que o local tem sempre uma temperatura acima de 0ºC. Portanto, se o veículo for deixado na rua durante o inverno, não é recomendável deixar as baterias dentro da mota, pois durante as noites de inverno as temperaturas podem descer muito, em alguns locais, atingir menos de 0ºC.
5- Cubra a moto
Como em qualquer veículo que não vai ser usado durante algum tempo, é aconselhável cobrir o veículo com uma capa para evitar a acumulação de sujidade e protegê-lo de elementos externos, como humidade, luz forte ou chuva intensa.